INTEGRALIZAÇÃO MESTRADO PPCULT UFF

Disciplinas Obrigatórias Comuns

Disciplinas Optativas Núcleo Comum

Disciplinas Optativas Linha 1

Políticas, espacialidades, relações e conflitos socioculturais

Obs: Os Tópicos especiais (I, II e III) referem-se a disciplinas cursadas em outros Programas Stricto Sensu e os Seminário especiais (I, II e III) referem-se a disciplinas especiais ministradas por docentes do próprio corpo docente do PPCULT, contemplando estudos pontuais que venham sendo desenvolvidos pelos mesmos.

Disciplinas Optativas Linha 2 

Performances, agências e saberes culturais

Disciplinas Optativas Linha 3 

Fronteiras e produções de sentido

Art. 1º - O currículo do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), níveis de mestrado, compreende as disciplinas, créditos e carga horária abaixo relacionados.

Art. 2º - Para o nível de MESTRADO este currículo é complementado por uma dissertação a qual serão atribuídos 24 créditos de trabalho orientado, correspondentes a 360 (trezentos e sessenta) horas/aula. Deverá ser cumprido num tempo útil de 1.080 (hum mil e oitenta) horas/aula, correspondentes a 72 (setenta e dois) créditos, compreendendo às seguintes atividades:

Art. 3º - Complementa, ainda, este currículo uma disciplina de Estágio Docência, obrigatória para todos os alunos que usufruírem de bolsas de estudos CAPES por qualquer período durante o curso, optativa para os demais, a qual serão atribuídos 4 créditos (2T-0TP-2ES) correspondentes a 60 ( sessenta) horas/aula.

 

Art. 4º - O Curso terá a duração em meses:

           

Nível MESTRADO:

            a) mínima: 12 (doze) meses

            b) máxima: 24 (vinte e quatro) meses

 

 

§ 1º A duração máxima poderá ser estendida com o uso de período de trancamento ao qual os alunos têm direito.

 

§ 2º Em caso de dificuldade de realização do trabalho final em tempo útil, o prazo máximo estabelecido por este artigo para conclusão do curso poderá ser excepcionalmente prorrogado, conforme prescreve o Regulamento Geral da UFF, a partir de deliberação do Colegiado do PPG.

  • Facebook Social Icon